10 dicas para ser o profissional que todas as empresas procuram.


Não existe uma receita certeira que leve um profissional a lograr êxito nas seleções das quais participa. No entanto, existem […]


Por: cristiano | postado em: 29 de Março de 2014
Categorias: Carreira, Tecnologia tags , , , , , , .

Não existe uma receita certeira que leve um profissional a lograr êxito nas seleções das quais participa. No entanto, existem algumas dicas para ser o profissional que todas as empresas procuram.

Conhecendo suas potencialidades e os aspectos de seu comportamento que necessitam ser aperfeiçoados, você poderá ir muito mais longe. Para auxiliá-lo nesse processo, elegemos 10 dicas fundamentais para que você e seu currículo se destaquem e se tornem alvos do interesse das empresas.

1 – Saiba se comunicar

O seu poder de se comunicar já é avaliado desde a confecção de seu currículo. Hoje em dia, aspectos como a redação própria de excelência e a boa comunicação são fundamentais na avaliação de candidatos.

Além disso, cuidar da apresentação pessoal e saber ouvir são fatores determinantes na maioria dos processos de recrutamento.

2 – Tenha comprometimento

O compromisso com os valores da empresa começa desde o cuidado em procurar conhecer seus valores e objetivos, antes mesmo da convocação para uma entrevista. Portanto, é mais do que válido acessar as páginas e informações públicas da instituição em que pretende ingressar para não “pagar mico” antes e depois da contratação.

Se já inserido nos quadros, características como a conduta ética e a lealdade também são muito valorizadas e observadas pela organização, inclusive pelos superiores de maior nível hierárquico.

3- Seja proativo

Essa característica de ouro é também uma das principais dicas para o profissional que todas as empresas procuram. Mais do que um diferencial entre concorrentes a uma oportunidade de trabalho, ter iniciativa é algo que as organizações automaticamente esperam de seus colaboradores.

Por isso, saber reconhecer momentos nos quais você deve se antecipar aos demais e oferecer soluções para os desafios do cotidiano empresarial é um grande trunfo quando se quer alçar voos mais altos na carreira.

4 – Oriente-se para resultados

Ninguém é contratado para “brisar” pelos corredores da empresa, sem produzir frutos através de seu trabalho.

E a identificação de profissionais que tenham essa competência, vista como obrigatória pelo mercado, tem se apresentado como fator preponderante para as admissões.

Por isso, faça bom uso do seu tempo dentro da empresa dando diariamente demonstrações sólidas de que o valor que ela investe em seu salário será revertido em ações eficientes e orientadas para o alcance das metas e objetivos preestabelecidos.

5 – Tenha visão do todo

Eis mais uma entre as mais importantes dicas para ser o profissional que todas as empresas procuram: a visão global ou “sistêmica”, como alguns acadêmicos de Administração usualmente conceituam.

Esse trunfo de ouro em termos de habilidades pessoais é mais um dos itens que devem obrigatoriamente fazer parte de seu currículo. Muitas instituições buscam primordialmente por profissionais como esse perfil para ocupar cargos na área comercial e de gestão e planejamento.

E é fácil para os recrutadores identificar aqueles que consideram enfadonho o processo de pensar sistematicamente antes de agir. Por isso, pensar “fora da caixa” vale ouro!

6 – Saiba usar a flexibilidade

Essa é uma das mais certeiras dicas para ser o profissional que todas as empresas procuram: a capacidade de ser flexível.

No entanto, muitos candidatos a uma oportunidade de trabalho acabam por interpretá-la e praticá-la de forma nociva à imagem. Ser flexível não quer dizer que você deve se tornar o “capacho” ou o “escravo” da organização.

A flexibilidade tem a ver com a sua disposição em se mostrar solícito para atuar em vários projetos de forma produtiva, adaptando-se às contínuas mudanças do cotidiano volátil que encontramos no mundo empresarial.

É, ainda, buscar constante aperfeiçoamento para enfrentar novos desafios e não esmorecer diante dos obstáculos vivenciados ao longo da carreira. Resiliência é a palavra de ordem para o profissional que deseja alcançar o sucesso!

7 – Use o senso de colaboração

Apesar de ser uma exigência comum a quase todos os processos seletivos realizados pelos profissionais de recursos humanos, a capacidade de trabalhar em equipe ainda é uma das deficiências mais observadas em muitos bons candidatos.

Na maior parte dos casos, o medo de não ser competitivo e de ser ultrapassado pelos demais impede o sucesso de equipes e inviabiliza o cumprimento de metas coletivas. Além disso, não saber trabalhar em conjunto é um grande defeito que tende a estagnar a carreira de muitos profissionais.

8 – Otimismo é tudo de bom

Como em todos os aspectos da vida, ter atitudes positivas ante as adversidades torna o caminho menos “espinhoso”. O otimismo é mais uma das qualidades apreciadas pelas organizações – e que conta muito quando é utilizado para contagiar as pessoas ao redor.

Por esse motivo, é que muitos resmungões de plantão ficam retidos logo na entrevista. Não seja um deles!

9 – Tenha empatia

Em qualquer lugar, todos nós desejamos ser bem tratados. É, em outras palavras, a batida e profícua atitude que se espera das pessoas: “gentileza gera gentileza”.

Além de contribuir para um ambiente saudável no trabalho, a urbanidade e a empatia com o próximo fortalecem laços, aproximam as pessoas e colaboram para tornar mais fácil o alcance de objetivos comuns. Principalmente para os líderes, é um fator que evita boicotes e comportamentos desagregadores entre os membros da equipe.

10 – Especialize-se em novas tecnologias

Saber lidar com uma infinidade de novos conhecimentos e tecnologias é outro “ás” que todo profissional de vanguarda deve ter na manga.

Mas essas habilidades não se restringem apenas ao básico: ou seja, estar apto apenas a navegar na web e interagir nas redes sociais não é o suficiente. Portanto, se você quer se destacar nesse quesito, vá além: busque por outros conhecimentos diversos à sua área de atuação.

É importante lembrar, como dissemos no início, que não existe uma mágica para a conquista da lembrança de recrutadores e empresas. Essas foram apenas algumas dicas para ser o profissional que todas as empresas procuram e mesmo assim, o desafio de ser lembrado e selecionado entre milhares de candidatos hoje não é dos mais fáceis de ser vencido.

Perseverar é a alma do negócio: não desanime a cada “não” recebido. Se você cultivar essas competências e habilidades, certamente chegará a sua hora e você receberá a chance de dar o seu melhor e provar que é capaz!