10 dicas para usar o Facebook a favor de sua carreira.


Por si só, a presença e a interação através das redes sociais demonstra, em princípio, que você está antenado com […]


Por: cristiano | postado em: 29 de Março de 2014
Categorias: Carreira, Dicas do dia, Tecnologia tags , , , .

Por si só, a presença e a interação através das redes sociais demonstra, em princípio, que você está antenado com as novas tecnologias. No entanto, para obter o melhor aproveitamento de seu perfil para fins profissionais, é necessário observar algumas dicas para usar o Facebook a favor de sua carreira.

 A grande questão – e que também é a linha tênue entre a exposição de sua intimidade e a sua autopromoção como pessoa e profissional é o que comunicar e como realizar essa comunicação com seus contatos; e, ainda, o uso criterioso que você faz dessa ferramenta ao expor suas opiniões e participar de determinados grupos. Então, para que o Facebook se torne um parceiro e não um vilão de sua imagem, veja e aplique as orientações a seguir ao seu comportamento virtual.

1 – Conecte-se a pessoas de seu convívio fora da web

 Assim como você se comportaria numa rede social segmentada exclusivamente para obter informações sobre oportunidades de trabalho ou atualização profissional, é importante encontrar e adicionar seus amigos em seu perfil do Facebook.

Dessa forma, você ampliará as possibilidades de avaliação e poderá contar com as curtidas e comentários de seus contatos para fortalecer a sua imagem e causar boa impressão naqueles que estiverem avaliando a possibilidade de contratá-lo. Essa é, sem dúvida, uma das excelentes dicas para usar o Facebook a favor de sua carreira.

2 – Seja seletivo

 Para muitas empresas e recrutadores mais conservadores, muitas vezes o lema ainda é: “diga-me com quem andas e eu te direi quem és”.

Se você está interessado em ingressar nos quadros de empresas desse tipo, fica a dica: seja seletivo quanto às suas conexões. Isso inclui amigos, fan pages e toda forma de engajamento que demonstre informações de cunho pessoal a seu respeito que sejam contrárias aos valores pregados por essas organizações. Essa é uma das principais dicas para usar o Facebook a favor de sua carreira.

 3 – Tenha um perfil otimizado para a sua “apresentação virtual”

 Apesar de muitos não gostarem de expor suas ocupações nas redes sociais, tornar públicas as suas experiências pode ser determinante para que você seja o escolhido entre vários candidatos a uma vaga de emprego.

Pode parecer inútil, mas uma breve descrição de cargo e instituição de ao menos alguns dos locais pelos quais você já passou pode facilitar e muito a busca dos recrutadores. Por isso, aproveite essa funcionalidade do Facebook para ser conhecido também por suas competências profissionais.

4 – Amplie a sua visibilidade

 Se você é daqueles que possuem perfis em várias redes sociais e se mantém ativo em todas elas, use isso em seu próprio benefício.

Vincule sua conta do Twitter e de outras plataformas ao seu perfil do Facebook, por exemplo. Com esses simples cliques, você expande as possibilidades de ser encontrado e avaliado em vários espaços virtuais.

5 – Pratique a solidariedade

 Engajamento em causas sociais é outro diferencial e também a menina dos olhos de nosso rol de dicas para usar o Facebook a favor de sua carreira, além, é claro de ser um gesto nobre e muito reconhecido por empresas que mantêm fortes valores em suas políticas de integração com as comunidades onde estão inseridas.

O voluntariado é um grande exemplo dessa atitude e pode ser praticado também após a sua contratação, mesmo que a instituição não tenha uma política de responsabilidade socialdefinida. Essa é uma boa oportunidade de você se destacar, sugerindo a implantação dessas ações e estando disponível para auxiliar na elaboração de projetos do gênero.

6 – Avalie o tempo que passa “online”

 A menos que você seja um analista de mídias sociais, conhecido também como social media, tenha cuidado com a quantidade de atualizações que você efetua.

Se não é o seu caso, passe apenas o tempo necessário para “dar o recado” no Face. Curtidas e compartilhadas em série e sem sentido podem arranhar a sua reputação e desqualificar seu currículo, por mais excelente que ele seja.

7 – Esteja atento à divulgação de eventos

 Essa é uma ferramenta extremamente útil que o Facebook possui e você pode torná-la sua aliada para encontrar eventos de seu interesse que estão acontecendo ao seu redor.

E a mesma dica sobre seletividade vale para este caso: tenha cuidado ao confirmar sua participação em eventos descolados demais se você deseja conquistar aquela vaga maravilhosa numa empresa de valores mais conservadores.

8 – Encontre respostas no Facebook

 Aproveite esse ambiente de interatividade em tempo real para expor suas dúvidas e obter o auxílio de seus amigos.

Além do socorro vindo de seus contatos, você também pode encontrar respostas para seus questionamentos em grupos de discussão voltados para nichos específicos. E pode dividir suas experiências também, afinal, da mesma forma que hoje alguém lhe ajudou, você poderá ser acionado ou se prontificar a prestar esclarecimentos de forma espontânea.

9 – Cuide da sua privacidade

 Como dissemos anteriormente, é necessário ter discernimento e moderação com relação à exposição de sua vida íntima. Pense melhor antes de publicar certas informações a respeito de seu cotidiano e limite o acesso a seus dados a quem realmente importa.

10 – Otimize a sua linha do tempo

Ao mesmo tempo em que pode ser divertido interagir com as postagens de fotos e vídeos fofos ou interessantes que saltitam em sua timeline, essa prática pode desviar o foco de sua atenção quando você estiver utilizando o Facebook para fins profissionais, em especial, durante o expediente. 

Uma dica para que você se mantenha concentrado e visualize apenas informações relevantes, se você está presente nessa rede social exclusivamente por motivo de trabalho, é customizar o seu feed de notícias de modo a ter nele somente o que é necessário e contribui para o seu crescimento e a execução de suas atividades.

Devemos lembrar-lhe que essas dicas para usar o Facebook a favor de sua carreira são orientações baseadas num contexto genérico de uso profissional dessa ferramenta. Cabe a você analisar, de acordo com os seus objetivos profissionais, o que cabe ou não aplicar à sua realidade e adaptar essas sugestões para obter os resultados que almeja.