4 Passos para o Sucesso nas Negociações


Você deve estar se perguntando: Será que há segredos por trás de uma boa negociação? Será? Fique atento aos 4 […]


Por: cristiano | postado em: 23 de Janeiro de 2014
Categorias: Carreira, Mundo tags , , , , , , , , , , , , , .

Você deve estar se perguntando: Será que há segredos por trás de uma boa negociação? Será?
Fique atento aos 4 passos que eu vamos te apresentar agora.

1- Planejar e treinar

Antes de começar uma negociação você deve planejar muito bem quais serão os objetivos, com quem negociará e como alcançará os resultados.

É importante treinar antes, quanto maior for a negociação, mas bem preparado você deve estar. Visualize mentalmente todo o processo e treine repetidamente.

2- Buscar afinidade

Na hora da negociação, procure uma conexão com o seu interlocutor. Desde a cidade de origem, a região, estado ou país. Até a religião, idade, clube de futebol e valores morais e sociais.

O processo de desenvolver afinidade é muito importante para “quebrar o gelo” e descontrair um pouco o ambiente. E vai ser importante também na hora de selecionar os argumentos.

3- Dar algo

Seja generoso. Embora muito profissionais possam sugerir que é dando que se recebe…. Eu defendo que a a generosidade precisa ser autêntica e legítima. E uma vez que você consiga dar ou ceder algo, pode ter certeza de que o fenômeno da reciprocidade acontecerá! Reciprocidade é uma forte aliada nas negociações. Tenha sempre algo disponível para dar, algo que possa parecer pequeno, mas no final da negociação pode fazer toda a diferença. Dê um presente ou um bônus, faça um tipo de concessão.

Ou melhor ainda: Faça um elogio! Todo mundo adora receber um elogio, desde que não seja falso. Na hora da negociação, fique atento às qualidades de interlocutor e busque uma oportunidade para elogiar.

As pessoas querem se sentir especiais, mostre que ela é parte importante de todo o processo!

4-  Ouvir e Escutar

Ouvir e escutar são coisas diferentes.

Todos querem que você seja um bom ouvinte. Mas você precisa mesmo é desenvolver sua habilidade de interpretar o que está sendo dito ou discutido. E essa é uma das maiores virtudes do bom negociador.

Um bom ouvinte tem a capacidade de interpretar os anseios do interlocutor e assim propor soluções mais bem elaboradas e mais adequadas.