Dicas de como montar um currículo perfeito.


Com as informações desse artigo fica fácil fazer um currículo perfeito e seguir na frente de muitos outros candidatos.


Por: cristiano | postado em: 2 de agosto de 2013
Categorias: Carreira tags , , , , , , , .

Tanto o excesso de informações como a falta delas pode comprometer a busca por uma vaga de emprego na hora de montar um currículo perfeito.

É por isso que saber como fazer este documento tão importante, bem como organizar as informações é essencial para conseguir a sua boa colocação profissional.

Veja como as dicas ajudam a montar uma boa estrutura em seu currículo perfeito:

Dados pessoais: coloque nome, endereço, telefone, data de nascimento e e-mail que acesse com frequência. Não é necessário incluir informações como número de RG, CPF, religião ou outros itens que apenas deixam o currículo extenso e são desnecessários.

Objetivo profissional: é obrigatório colocar quais são seus objetivos, mas lembre-se de ser claro e objetivo e especificar a área em que quer trabalhar. Não adianta dizer que pode trabalhar em qualquer uma, pois parecerá que está desesperado e não sabe nada sobre uma área específica.

Formação: aqui vale colocar somente se possui curso superior, pós-graduação ou Ensino Médio. Seja sucinto e respeite sempre a ordem decrescente, ou seja, o que fez por último sempre virá primeiro.

Cursos complementares: aqui você coloca seu nível sobre outros idiomas e também os pacotes de informática que possui. Logo abaixo, deve enumerar cursos de capacitação e qualificação profissional. Neste momento, os cursos são uma ótima oportunidade de turbinar o seu currículo com cursos de idiomas, informática e também nas áreas relacionadas ao seu objetivo profissional.

Experiência profissional: liste os três últimos empregos que teve, colocando-os em ordem decrescente a fim de o avaliador saber onde já trabalhou e qual cargo ocupou. Não se esqueça de colocar o tempo que ficou em cada um.

Esta é a estrutura de um currículo básico. Note que a parte que se destaca, além de sua formação e experiência profissional, é o campo de cursos complementares. Então fique de olho e turbine seu currículo com cursos.

Por fim, vale dar mais algumas dicas para deixar seu currículo perfeito:

Deixe-o com aparência simples;

  • Jamais ultrapasse o número de duas páginas. Na realidade, o ideal é usar somente uma e somente se realmente for necessário, utilizar as duas, mas jamais três ou mais;
  • Não coloque foto a não ser que seja exigido (já que alguns cargos trabalham desta forma, mas na maioria dos casos isso é preconceito e não existe mais);
  • Deixe-o sempre simples e direto, pois isto não é um livro sobre sua vida profissional, mas apenas um currículo com as principais informações resumidas. Filtre-as!

Com estas informações fica fácil fazer um currículo perfeito e seguir na frente de muitos outros candidatos.